Blog de Mecânica Geral - 2011.1
P1 - qua. 13/4
Tivemos nossa P1 na quarta 13/4. As notas já estão disponíveis. Na aula de sexta-feira (15/4) vou dar vista de prova e comentar sobre os erros mais comuns.
Aula 13 - seg. 11/4
Hoje tivemos uma aula de revisão e exercícios. Resolvi ou encaminhei os problemas da lista 3, e resolvi os seguintes problemas do cap. 3: 3, 8, 18, 21. Na próxima quarta-feira dia 13/4 temos nossa primeira prova, bom estudo!
Aula 12 - sex. 8/4
- Um problema de foguetes: 3.11 do Taylor.
- Centro de massa: definição, propriedades e cálculo para um cone.
Refs.: Taylor seções 3.2 e 3.3.
Não teremos lista para os problemas da parte do capítulo 3 que já vimos (já que a prova é na quarta que vem). Recomendo que vocês tentem fazer os seguintes problemas do cap. 3: 3, 4, 8, 10, 15, 18, 21, 22, 25, 27. Na próxima segunda-feira (11/4) teremos uma aula de exercícios e tira-dúvidas, e nossa P1 será na quarta, 13/4.
Aula 11 - qua. 6/4
Hoje terminamos de analisar o movimento de uma partícula carregada em campo magnético uniforme, e começamos a ver o cap. 3 do Taylor.
- Devolvi a lista 2 e comentei sobre os erros mais comuns.
- Usando números complexos para resolver o movimento no plano xy da partícula carregada.
- Vimos como a conservação de momento nos ajuda a resolver problemas, como por exemplo o da colisão inelástica de duas massas.
- Aplicamos a conservação do momento para estudar o problema de um foguete.
Refs.: Taylor seções 2.7, 3.1, 3.2.
Aula 10 - seg. 4/4
Hoje continuamos a discutir o arrasto quadrático, resolvemos uns problemas e começamos a discutir sobre o movimento de uma carga em campo magnético uniforme.
- Queda livre com arrasto quadrático. Precisamos relembrar o comportamento das funções trigonométricas hiperbólicas.
- Arrasto quadrático em 2D - para isso precisamos resolver numericamente. Vimos uma característica do movimento: a posição x cresce em direção a uma assíntota.
- Dois problemas mostrando como obter a solução geral de casos particulares da força, em termos de uma integral (que pode, ou não, ser fácil de resolver). Os casos particulares foram: força que só depende da velocidade (problema 2.7 do Taylor); e força que só depende da posição (problema 2.12 do Taylor). Você vai usar o método de separação de variáveis em alguns dos problemas da lista 3, este integrador online pode ajudar.
- Movimento de carga em campo magnético constante: definindo o problema, vimos que usaremos números complexos para resolvê-lo - mais na próxima aula.
Refs.: Taylor seções 2.4 e 2.5.